domingo, 28 de fevereiro de 2010

O que é prioridade?

Passamos muitas vezes com dúvidas sobre o que priorizar em nossa vida. A pergunta é: Como você está investindo seu tempo? Quando se está no início da carreira, a pergunta mais fácil de responder geralmente é aquela relativa às exigências. Se você dispuser de uma descrição de sua função, é capaz de exercê-la sem dificuldade. No entanto, a maioria das pessoas só começa a compreender de fato o que proporciona maior retorno ao esforço empreendido depois que chega na casa dos trinta anos – às vezes, até mais tarde na vida. E o que é mais gratificante para uma pessoa geralmente muda de acordo com o período da vida.
Algumas pessoas acreditam que os grandes líderes dispõem de todas as respostas. Isso não é verdade. Líderes de sucesso não sabem tudo, mas conhecem pessoas que possuem as respostas. Para os líderes é melhor saber as coisas mais importantes do que saber tudo. A maioria das pessoas possui o desejo forte e natural de estar “por dentro de tudo.” É bom estar por dentro para não ser pego de surpresa, porém não se pode querer dominar tudo que acontece. Tente se cercar de pessoas que possam auxiliá-lo na tarefa de estabelecer as prioridades. O que você considera como mais importante. Na hora de tomar uma decisão pense: Qual dessas atividades tem maior prioridade?
Focar nas prioridades exige capacidade de simplificação. Se for possível simplificar sua vida, você se tornará uma pessoa mais focada, terá mais energia e passará por menos situações de estresse. Tal como todas as decisões da vida, a simplificação exige barganhas. Você não consegue fazer tudo, e optar por uma coisa implica deixar de fazer as demais. Significa dizer “não” até mesmo a certas coisas que você deseja fazer. Mas pense na alternativa: se você não escolher as barganhas alguém o fará em seu lugar.

Lembre-se: “A pessoa que se foca em coisas além do necessário acaba por não fazer nada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário