sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

FestCine

De 15 a 30 de janeiro, aconteceu na Capital do Mato Grosso do Sul, a 7ª Edição do Festival de Cinema de Campo Grande - FestCine Pantanal. O festival foi realizado pelo Cine Cultura, única sala de cinema de arte do Estado, que recebeu exibições de filmes e mostras competitivas. A tenda do lado externo do Cine Cultura, novidade no ano passado, também foi montada nesta edição. Assim, tiveram sessões dentro e fora do cinema, na tenda, com a exibição dos curtas através do telão que foi montado no local especificamente para isso.
Desta vez, a homenageada do FestCine Pantanal foi a cineasta Suzana Amaral, segunda mulher a ser lembrada pelo evento, a primeira foi Glauce Rocha que recebeu homenagem póstuma em 2008. Suzana está com 83 anos e muita história a contar. Com o vigor dos apaixonados pelo cinema, recentemente ela esteve nos Estados Unidos para aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre a sétima arte. Esta edição do FestCine também celebrou o centenário da primeira exibição de cinema em Campo Grande, com o filme "Alma do Brasil", de Libero Luxardo, um filme de 1932, roteirizado por Visconde de Taunay, com Conceição Ferreira no elenco. Esta foi a primeira produção rodada em Campo Grande, no enredo estão retratadas as batalhas nos campos do então sul de Mato Grosso, por ocasião da Guerra do Paraguai.
O evento promoveu ainda debates sobre a produção independente de cinema no Brasil e de que forma a sétima arte está presente na região Centro-Oeste do país. O festival foi aberto com a palestra "Produção Independente de Cinema - Limites e Possibilidades", ministrada por Assunção Hernandes, e teve mediação de Raquel Zangrandi. Também no sábado aconteceu a estréia no FestCine Pantanal da "Mostra Curta o Centro-Oeste" que teve exibições únicas de dois programas. No domingo, a sessão da "Mostra Curta o Centro-Oeste", teve produções de Goiás e Distrito Federal, seguida de bate-papo. Participaram Iberê Carvalho, diretor de “Para pedir perdão” - recentemente selecionado para o Festival de Cinema de Havana e que também consta na mostra do FestCine Pantanal e, Ângelo Lima, diretor de “É da Raiz”. Ainda no domingo aconteceu a mesa-redonda com tema "A Produção de Cinema no Centro-Oeste", tendo a participação dos cineastas Iberê Carvalho (DF); Essi Rafael Leal (MS); Eduardo Ferreira (MT) e Amarildo Pessoa (GO). A entrada era franca para exibições da “Mostra Competitiva de Curtas-Metragens” e "Mostra Curta o Centro-Oeste", palestras e debates. Para quem tiver interesse em conhecer, o Cine Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, 5.420, no Pátio Avenida, em Campo Grande (MS). Telefone: +55 67 3027 5858. Maiores informações também pode ser encontradas através do site: www.cinecultura.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário