domingo, 25 de setembro de 2011

Esclarecendo as expectativas

A causa de quase todas as dificuldades de relacionamentos se encontra em expectativas ambíguas ou conflitantes em torno de metas e papéis. Muitas expectativas são implícitas. Elas não foram afirmadas ou enunciadas explicitamente, mas as pessoas, mesmo assim, as adquirirem, em uma situação específica. Por isso quando se começa uma nova relação, é importante colocar na mesa todas as perspectivas. As pessoas envolvidas vão julgar um ao outro conforme as perspectivas. E se elas não sentirem que suas expectativas básicas foram violadas, a reserva de confiança diminui. Criamos muitas situações delicadas ao assumirmos que nossas expectativas são evidentes em si, e que elas foram compreendidas com clareza e compartilhadas com outra pessoa.
Devemos deixar claras e explícitas as expectativas desde o início. Isso exige um investimento real de tempo e esforço no começo, mas economiza um bocado de tempo e esforços posteriores. Quando as expectativas não estão claras e não são compartilhadas, as pessoas começam a se tornar emocionalmente sensíveis, e basta um mal-entendido para complicar tudo, criando choques de personalidade e falhas de comunicação.
Esclarecer as expectativas geralmente exige uma boa dose de coragem. Pelo jeito, é mais fácil agir como se as diferenças não existissem e torcer para que as coisas dêem certo do que encarar as diferenças e trabalhar em conjunto para se chegar a um conjunto de expectativas mutuamente aceitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário